Créditos: Luiz Chaves |
Este é um ano especial para Orquestra, que comemora 25 anos de música: 11 anos como Banda Municipal, sob a regência de Pedro Paulo Mandelli (in memoriam) e 14 anos como Orquestra de Sopros, destes 11 anos sob a direção do maestro Fernando Berti Rodrigues e os últimos três anos sob a regência de Gilberto Salvagni. Marca também os 10 anos da Série Concertos Didáticos. Esteve presente à solenidade o saxofonista Adão Léo Silveira, que participa do grupo desde sua fundação.
O Prefeito José Ivo Sartori cumprimentou a Orquestra Municipal de Sopros pelos 25 anos de música e homenageou todos aqueles que fizeram e fazem sua história. Disse que Caxias se orgulha de possuir duas orquestras e que esta é uma importante contribuição para a vida cultural e artística não só do município, mas de toda a região. “Somos uma cidade talentosa, que tem sensibilidade artística”, salientou. Sartori destacou ainda o trabalho feito com as escolas, através dos Concertos Didáticos, “que contribui para que os jovens desenvolvam sensibilidade para a música e aprendam a interpretar o mundo de forma diferente”.
De abril a dezembro, haverá 41 espetáculos. De acordo com o maestro Salvagni, um dos destaques é o Concerto com o maestro convidado Dr. Glen J. Hemberger (USA), em comemoração aos 25 anos. Será no dia 3 de julho, às 20h, no UCS Teatro. Também integram a programação oficial Salsa ao Mambo, Vicini per Sempre, Ritmos Hermanos, Beatles – A razão e a paixão, Concerto de Rock Progressivo com a banda Apocalypse de Caxias do Sul e Concerto conjunto da Orquestra Sinfônica da UCS e Orquestra Municipal de Sopros.
A Orquestra Municipal de Sopros, o Coral Municipal e a Cia. Municipal de Dança protagonizaram, em 2010, um dos mais importantes momentos da comemoração dos 135 anos de imigração italiana, 120 anos de emancipação política e 100 anos de cidade e da chegada do trem, o espetáculo Pare Olhe Escute. Durante a solenidade desta manhã, o Secretário da Cultura, Antonio Feldmann, lembrou este momento e também o encontro de nossa Orquestra com a Orquestra da UCS, realizado pelo segundo ano consecutivo, “um projeto consagrado e que vai ser continuado”. De acordo com Feldmann, tudo isso é produto da valorização dos talentos locais, reflexo de como pensam nossos patrocinadores e apoiadores e também de como pensa o Governo Municipal.
A Série Oficial conta com o patrocínio da Racon Consórcios, apoio cultural da Neo Technology e tem como empreendedor cultural a Associação dos Amigos do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho – A.A.M.O.R. Esse é o terceiro ano consecutivo que a Racon apoia a Orquestra de Sopros. Presente ao evento, Emílio Finger, Master Franqueado da Racon Consórcios, agradeceu o trabalho que a Orquestra faz para a comunidade, lembrando que “não se constrói um município sem apoiar a cultura e a arte”.
A solenidade também foi prestigiada pelo secretário de Governo Pedro Incerti, pelo diretor-geral da secretaria da Cultura João Tonus, pelo coordenador do Orçamento Comunitário Gelso Marcon, pelo subprefeito de Fazenda Souza Antônio Roque Tomé, pela diretora da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente Elemara Borghetti dos Reis, pelo diretor Comercial das Farmácias do IPAM Zoraido Silva, pela coordenadora da Unidade de Música Daiane Luza, pela coordenadora e maestrina do Coral Municipal de Caxias do Sul Cibele Tedesco e pelo coordenador da Orquestra Sinfônica da UCS Moacir Lazzari, além de imprensa e funcionários da secretaria da Cultura e de diversas pastas municipais.
PROGRAMAÇÃO DA SÉRIE OFICIAL 2011
Abril
Espetáculo “Salsa ao Mambo” – Big Band da Orquestra de Sopros
Solistas: Cibele Tedesco e Jean Brandão
Dia 17 de abril, às 20h, no Teatro São Carlos
Participação especial da Sociedade Caxiense de Automóveis Antigos (SCAA)
Financiamento: LIC Municipal
Patrocínio: Racon Consórcios
Exposição fotográfica “Cuba: um olhar sobre a Sociedade”, de Michael
Susin
De 11 a 17 de abril, no Foyer do Teatro São Carlos
Maio
Espetáculo “Vicini per Sempre”
Solistas: Patrícia Vianna e Juliano Brito
Dia 22 de maio, às 20h, no Clube Juvenil
Financiamento: LIC Municipal
Patrocínio: Racon Consórcios
Junho
Espetáculo “Ritmos Hermanos”
Participação especial: Tangos Show
Dia 12 de junho, às 20h, no Teatro São Carlos
Financiamento: LIC Municipal
Patrocínio: Racon Consórcios
Julho
Concerto com maestro convidado Dr. Glen J. Hemberger (USA)
Comemorativo aos 25 Anos de Música da Orquestra de Sopros
Dia 03 de julho, às 20h, no UCS Teatro
Financiamento: LIC Municipal
Patrocínio: Racon Consórcios
Agosto
Espetáculo Beatles – A razão e a paixão
14 e 15 de agosto, às 20h
Setembro
Concerto de Rock Progressivo com a banda Apocalypse de Caxias do SulDia 11 de setembro, às 20h, no UCS Teatro
Financiamento: LIC Municipal
Patrocínio: Racon Consórcios
Espetáculo Beatles – A razão e a paixão
Dias 16 e 17 de setembro, às 20h
Dezembro
Concerto da Orquestra Sinfônica da UCS e Orquestra Municipal de Sopros
Dia 08 de dezembro, às 20h30min, no Parque Getúlio Vargas (Macaquinhos)
SÉRIE CONCERTOS DIDÁTICOS
A Série Concertos Didáticos encerrou 2010 com público de 2.700 participantes. A estimativa para 2011 é envolver um público de 4.800 pessoas, sendo que 1.570 pessoas, das redes municipal e estadual de ensino, já estão em fila de espera. Entre os objetivos do projeto está a formação de plateia. A proposta artística é fazer a apresentação dos instrumentos, trabalhar a história da música e a música popular.
SÉRIE CAXIAS DO SOM
A Série Caxias do Som faz concertos em bairros e distritos de Caxias do Sul, com o objetivo de ampliar o público e levar música erudita e popular a crianças, jovens e idosos. Em 2010 foram 10 apresentações e mais de 2 mil participantes. Para 2011 estão previstos 10 concertos, para cerca de 5 mil pessoas.
GRUPOS DE CÂMARA
Em 2011, os três grupos de câmara da Orquestra devem fazer 20 concertos, para um público estimado em 4 mil pessoas. A participação nos Concertos ao Entardecer, em parceria com a Orquestra Sinfônica da UCS e Museu Municipal, que em 2011 estão completando 18 anos, é uma das atividades dos grupos. Em 2010, os grupos de câmara da Orquestra Municipal de Sopros fizeram 42 apresentações, para 8.420 pessoas. O objetivo é difundir a música de câmara, com a proposta artística de trabalhar a música popular e erudita.
Fonte SMC
Nenhum comentário:
Postar um comentário