A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Cultura – Unidade de Teatro, realiza de 21 a 26 de junho, a mostra Teatro Daqui, na Sala de Teatro do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. A programação é alusiva às comemorações do mês de aniversário de Caxias do Sul e conta com espetáculos cujas montagens foram financiadas pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, pelo Financiarte ou pelo Prêmio Anual de Incentivo à Montagem Teatral.
A comunidade terá uma semana para conferir montagens locais, destinadas ao público infantil, juvenil e adulto. “O Teatro Daqui é uma oportunidade para se conhecer o que é feito em nossa cidade, a diversidade e qualidade dos projetos”, diz a coordenadora da Unidade de Teatro, Ângela Lopes.
Todas as apresentações acontecem na Sala de Teatro do Centro de Cultura Ordovás e os ingressos podem ser retirados antecipadamente no local ou com os grupos participantes.
A mostra Teatro Daqui é uma realização da Unidade de Teatro e tem apoio do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, Atores Reunidos, Cia 2 Grupo de Teatro, Grupo Teatral Miseri Coloni, Quiquiprocó, Tem Gente Teatrando e Ueba Produtos Notáveis.
Serviço:
Teatro Daqui
Período: 21 a 26 de Junho | Terça-feira à Domingo
Local: Sala de Teatro | Centro de Cultura Ordovás, Rua Luiz Antunes, 312, Panazzolo
Entrada franca: retirada antecipada de ingressos no local ou com os grupos participantes
Programação:
* Dia 21 de Junho – Terça-feira, 20h
Espetáculo adulto MEMÓRIAS DE UMA SOLTEIRONA
Com Zica Stockmans – Cia Tem Gente Teatrando
Financiamento – Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul/2010
Apoio – Racon Consórcios
Sinopse:
Nesta deliciosa comédia, passaremos momentos leves e divertidos, acompanhando a saga da personagem que só queria dar certo na vida. Uma quarentona independente, vendedora de mão cheia, tem um entrave na sua vida: as pendências espirituais com Tia Gérdebra, uma freira que a mantém eternamente virgem. Mal amada etílica, porém persistente, conta com importantes aliadas nesta cruzada: sua melhor amiga e Manicure, com conselhos que só alguém com auto-estima tão baixa como ela poderia encarar. Sem contar a sua guia espiritual, Mãe Jurema, que está mais preocupada em garantir a sua cesta básica do que guiá-la para qualquer lugar. Enquanto conta suas histórias entre aulas de pilates, bailes funk e festas de rodeio, entra na pele das criaturas hilárias que saltam da sua memória. O final não é tão óbvio, mas é, obviamente, feliz!
Ficha técnica:
Elenco: Zica Stockmans
Direção: Sandro Martins
Dramaturgia: Zica Stockmans
Iluminação: Fábio Cescon
Fotos: Douglas Trancoso
Duração: 60min
Classificação: 12 anos
Breve release do grupo:
A Companhia Tem Gente Teatrando iniciou seus trabalhos em 1989, sob a coordenação da atriz e diretora Zica Stockmans. Nestes 22 anos, circulou com espetáculos teatrais por todo o pais, tendo participado de importantes festivais de Artes Cênicas como o Porto Alegre Em Cena (2007), Palco Giratório (2006), Festival do Mercosul (2001, Argentina), Porto Verão Alegre (2006 e 2007), Rio Grande no Palco (2003). Nos últimos anos, destacam-se os seguintes espetáculos: A Ida ao Teatro (1996), Rapunzel, Corpinho de Mel (2000), Sou Absolutamente Dona do Meu Nariz (2001), A Farsa da Esposa Perfeita (2004), O Defunto e os Quase Mortos (2006), Navalha na Carne (2007), A Mandrágora (2009), O Torto e Seu Duplo (2010) e Memórias de Uma Solteirona (2011).
Contato: Zica Stockmans ou Sandro Martins (54) 3221.3130 / 9169.7901
* Dia 22 de Junho – Quarta-feira, 20h
Espetáculo adulto ROMEU E JULIETA – Jamais Vós Vereis Algo Semelhante
Com Raulino Prezzi e Ana Fuchs – Cia Teatral Atores Reunidos
Financiamento – Prêmio Anual de Incentivo à Montagem Teatral/2009
Apoio – Spaghetti Filmes, Lorigraf, Sala de Ensaio e Dex Comunicação
Sinopse:
Na bela Verona onde situamos nossa cena, duas famílias em igual dignidade, levadas por antigos rancores, desencadeiam novos distúrbios, nos quais o sangue civil tinge mãos cidadãs. Da entranha fatal desses dois inimigos ganharam vida, sob adversa estrela, dois amantes, cuja desventura e lastimoso fim enterram com sua morte, a constante sanha de seus pais.Todos foram punidos, pois muitos outros padeceram. Uma lúgubre paz acompanha esta alvorada. O sol não mostrará seu rosto por causa do nosso luto. Saiamos daqui para falarmos mais demoradamente sobre estes tristes acontecimentos. Uns serão perdoados e outros punidos, pois nunca houve história mais triste do que esta de Romeu e Julieta.
Ficha técnica:
Texto: Livre adaptação do texto de Shakespeare - Romeu e Julieta, feita por Ana Fuchs.
Elenco: Ana Fuchs e Raulino Prezzi
Cenografia: Ana Lia Branchi
Figurinos: Cristina Lisot
Iluminação: Juarez Barazetti
Pesquisa musical: Raulino Prezzi
Sonoplastia: Gabriel Zeni
Contra-regra: Márcio Ramos
Fotos: Maurício Concatto
Duração: 80min
Classificação: 12 anos
Breve release do grupo:
A Cia. Teatral Atores Reunidos comemora seus 10 anos levando à cena o clássico Romeu e Julieta. Reúne inúmeros prêmios, conquistados nos mais variados Festivais e Encontros de Teatro Nacional, e é hoje um dos principais grupos do Estado. No repertório estão Extremos, Cru, Pic-Nic no Front, Dona Otília Lamenta Muito, Quase Amores, Amor com Humor se Paga, A Cigarra e a Formiga e muitos outros espetáculos.
Contato: Raulino Prezzi – (54) 9161.9999
* Dia 23 de Junho – Quinta-feira, 16h
Espetáculo infantojuvenil ALI-SE... AQUI OU ACOLÁ
Cia 2 Grupo de Teatro
Financiamento – Financiarte/2009
Apoio – Atores Reunidos, Cantina Don Pietro, Generall Vídeo Produtora, Grupo de Teatro Pindaibanos, Leeds Pub e Padilar Assistência Técnica em Aquecedores D’água e Pressurizadores
Sinopse:
"Ali-se... Aqui ou Acolá" conta uma história baseada no clássico de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas. Porém, apresenta uma visão diferente da obra fazendo referência a situações e personagens da cultura nacional, provocando reflexões sobre identidade, transformação e união. O objetivo da peça é criar um ambiente lúdico e, ao mesmo tempo fazer reflexões acerca do que ocorre na sociedade.
Ficha técnica:
Direção: Márcio Ramos e Tefa Polidoro
Elenco: Beta Padilha, Camila Cardoso, Elvis Barbieri, Gabriel Leonardelli, Gabriel Zeni, Jéssica Pistorello, Rachel Zílio e Vinícius Padilha.
Roteiro: Márcio Ramos e Tefa Polidoro
Texto: Tefa Polidoro
Trilha Sonora: Franciele Duarte e Tita Sachet
Preparação vocal: Beta Padilha
Figurinos: Eliana Zardo
Iluminação: Juarez Barazetti
Vídeos: Evandro Garcia e Dudão Garcia / Generall Vídeo Produtora
Projeto Gráfico: Gabriel Leonardelli
Fotos: Douglas Trancoso
Duração: 60min.
Classificação: Livre
Breve release do grupo:
A Cia2 Grupo de Teatro foi criada em março de 2007, reunindo artistas de Caxias interessados em se encontrar semanalmente para praticar exercícios relacionados ao teatro e interpretação. Desde o primeiro encontro, fazem parte do grupo atores com experiência e sem experiência. Essa é uma característica da Cia2: sempre desenvolver trabalhos misturando atores já atuantes e atores iniciantes. A partir do desenvolvimento desse trabalho, foram criadas e apresentadas ao público as peças “Paranoia - Sit Down Comedy” em 2008, “Ao Quadrado”, em 2009 e “Ali-se... Aqui ou Acolá” em 2010, esta última contemplada com o Financiarte 2009, da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul. Atualmente, a Cia2 é composta por Beta Padilha, Camila Cardoso, Elvis Barbieri, Gabriel Leonardelli, Gabriel Zeni, Jéssica Pistorello, Márcio Ramos, Rachel Zílio, Tefa Polidoro e Vinícius Padilha.
Contato: Rachel Costa Zilio - (54) 9147.3644
* Dia 24 de Junho – Sexta-feira, 20h
Espetáculo infantil O VALE DOS SONHOS
Grupo Quiquiprocó
Financiamento – Fundoprocultura/2008 (atual Financiarte)
Sinopse:
Rodrigo, dentro do seu quarto, viaja para o Vale dos Sonhos onde terá que salvar a ‘luz do arco-íris” das garras do malvado Noturno. Para isso terá que descobrir muitas coisas, como, quais decisões deve tomar, quais caminhos deve enxergar... Mas Rodrigo é uma criança e só conseguirá perceber tudo isso com a ajuda de personagens bem diferentes que irá encontrar pelo caminho. Como a “Morena”, personagem maternal que lhe mostra como seguir adiante apesar dos obstáculos de nossa vida. Encontrará também o engraçado “Tramédia’ que lhe ensina a enxergar as coisas de modo positivo, e o sábio “Caracol” que lhe explicará que as pequenas coisas que fazemos são as que valem mais para os outros. Com músicas belíssimas de Samuel Sodré e a precisa direção de Tânia de Castro os bonequeiros do grupo Quiquiprocó irão emocionar a todos.
Ficha técnica:
Texto: Andréa Peres
Direção: Tânia de Castro
Cenografia: André Gnatta
Confecção dos Bonecos: Andréa Peres
Elenco: Andréa Peres, Tháfila Rodrigues, Pricila Toni, Milena Molardi, Jasmine Pereira
Música: Samuel Sodré
Sonoplastia Natalia Garibaldi
Luz: Claudio Soares
Fotos: Liliane Giordano
Duração: 40min
Classificação: Livre
Breve release do grupo:
O Grupo Quiquiprocó atua em Caxias e em todo Rio Grande do Sul desde 1998 Destaca-se no cenário artístico por sua forma inteligente e criativa de realizar espetáculos, conscientizando e informando de modo divertido e linguagem lúdica.Seguindo a linha do teatro interativo e educativo, vem desenvolvendo teatro de animação com as mais variadas técnicas, buscando sempre uma linguagem própria e diferenciada a partir de uma divertida interação e cumplicidade com o público. O grupo busca despertar o interesse do público abordando diversos temas: questão ambiental, estatuto da criança, implantação de qualidade e segurança em empresas, etc. E produz espetáculos que agradam não só as crianças, mas o público em geral.
O Grupo acredita no teatro como uma forma de educar plenamente. Andréa Peres, atriz e educadora, formada em SP (DRT: 46219/SP), adquiriu a arte da manipulação de bonecos realizando trabalhos na TV Cultura, Rede Record, SBT, fazendo parte do elenco de programas premiados como “Cocoricó” e “Castelo Ra-Tim-Bum”.
Contato: Andréa Peres - (54) 3227-6967 / (54) 9109-6358
* Dia 25 de Junho – Sábado, 20h
Espetáculo adulto FELINÍCIAS – Histórias de Amores e Clowns
Grupo UEBA Produtos Notáveis
Financiamento – Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul/2009
Apoio – Via Inox, Randon, Adere, Guinchos Vanin
Sinopse:
Felinícias conta a história de um casal que se conhece na infância, mas se desencontra ao longo da vida, descobrindo nessa trajetória a impossibilidade de permanecer juntos. Esta condição promove uma série de situações cômicas, inusitadas e, em determinados momentos, patéticas. A trajetória de Felício e Nícia se desenvolve em dois eixos formando um gráfico onde tempo e espaço se distanciam cada vez mais. Por meio da composição corporal e da expressividade as cenas ganham formas, transformando os espaços dramáticos para criar o universo da fábula. O tempo passa a ser questão preponderante, acompanhando as vidas das personagens desde a infância até a velhice. É um espetáculo que busca tocar fundo o espectador, mostrando que a vida é feita de escolhas certas e escolhas erradas, mas com uma única certeza: o tempo não perdoa.
Ficha técnica:
Elenco: Aline Zilli - como Nícia / Jonas Piccoli - como Felício
Direção: Jessé Oliveira / Livremente inspirado na obra de Federico Fellini
Trilha sonora: Gutto Basso - Inspirada em Nino Rotta
Preparação corporal: Gislaine Sacchett
Figurinos: Raquel Cappelletto
Pesquisa e produção de Imagem: Generall Vídeo Produtora
Iluminação: Jessé Oliveira
Técnica: Fernando Gomes
Fotos: Divulgação UEBA
Duração: 55min
Classificação: Livre
Breve release do grupo:
O Grupo Ueba Produtos Notáveis surgiu em 2004 sob coordenação de Jonas Piccoli e Aline Zilli, inicialmente como um encontro independente para estudar as diversas linguagens cênicas. Em 2005, com a estreia da peça In-Cômodos, o grupo inicia a parceria com o diretor Jessé Oliveira. A parceria continua e, sob a direção de Jessé ,o grupo estreia Zão e Zoraida (2007) e O Auto da Alta (2008), ambos com texto do ator e integrante do grupo Jonas Piccoli. O Grupo encena na sequência A Megera Domada (2009) e Felinícias - Histórias de Amores e Clowns (2010). Atualmente o grupo está em processo de montagem de dois espetáculos: Quixote, a comédia da triste figura e 2 em 1, o jogo do Augusto e Branco na vida em casal. Esse ano marca também a estreia internacional do grupo, no Chile, com a peça A Megera Domada, e na Venezuela, com a peça Felinícias.
Contato: Aline Zilli - (54) 8118.5150 / Jonas Piccoli – (54) 8118.5152
* Dia 26 de Junho – Domingo, 20h
Espetáculo adulto IN OSTERIA
Grupo Teatral Miseri Colini
Financiamento – Prêmio Anual de Incentivo à Montagem Teatral/2009
Sinopse:
No ambiente alegre e festivo de uma osteria (bodega), entremeadas por trechos do quase clássico diálogo entre bodegueiro e cliente “bebum”, vão sendo apresentadas canções apreendidas com nossos antepassados, os imigrantes italianos. Cantadas e coreografadas, as canções exaltam o vinho, a alegria, a vida! Afinal:
“Bevevano li nostri padri? Si!
Bevevano le nostre madri? Si!
E noi che figli siamo
Beviam, beviam, beviamo !!!!”
Ficha técnica:
Texto: O Grupo
Direção: Camilo de Lélis
Elenco: Afonso Vebber, Auri Paraboni, Ciana Moraes, Clerí Pelizza, Cristiano Blanco, Elaine Braghirolli, Fábio Cuelli, Felipe Valenti, Guilherme Vanzin, Gutto Basso, Leonardo Benincá, Leoni Soares, Luciano Benincá, Marco Antonio Silva, Rosa Veronese, Vilson Toscan
Cenografia: O Grupo
Iluminação: Israel Delfino
Figurino: Magali Quadros
Fotos: Maria Elena Paraboni e Denise Koppe
Duração: 50min
Classificação: adulto
Breve release do grupo:
A Associação Cultural Miseri Coloni teve a sua origem em 1980, com a reunião de um grupo de amigos, que foram seus fundadores: Antônio Parenti, Arcangelo Zorzi Neto (Maneco), Auri Paraboni, Hugo Lorenzatti, João Wianey Tonus, Lídia Tonus, Nadir Tonus e Pedro Parenti Neto.
Os objetivos da associação recém criada, embora tenham sido escritos bem mais tarde, sempre foram os de resgatar, preservar e cultivar as tradições dos imigrantes italianos; desenvolver atividades artísticas contemplando a cultura italiana e as demais culturas que integram nossa região; promover cultura e arte de qualidade. O teatro foi a modalidade artística eleita por primeiro e também aquela na qual o Miseri Coloni se destacou. Além do gosto pelo teatro, ele foi visto como um instrumento eficaz para auxiliar na preservação das tradições e da linguagem dos antepassados. Na década de 80, a sociedade organizada buscava as ruas para reivindicar liberdade e direitos individuais cerceados pela ditadura militar. Foi nesse ambiente de forte efervescência que o Grupo Miseri Coloni levou ao palco a sua primeira peça teatral: "Quatro, Cinque Storie dei Nostri Imigranti", retratando os conflitos cotidianos vividos pelo colono italiano nas relações interculturais. O resultado superou as expectativas de todos e obteve grande aceitação do público. Passados 30 anos de atividades ininterruptas, o Grupo se orgulha de ser reconhecido em todo o país e de já ter feito duas temporadas de sucesso na Itália. Além de Quatro, Cinque Storie dei Nostri Imigranti, o Grupo montou e fez sucesso com Nanetto Pipetta, O Quatrilho, De lá del Mar, La vita zé na vaca, A Saga do Rio das Antas, Le Donne Curiose e, agora, espera agradar igualmente com In Osteria.
Contato: Clerí Pelizza – (54) 9117.0564 / Elaine Braghirolli – (54) 3214.5627
SOBRE
Lei Municipal de Incentivo à Cultura: A Lei Municipal de Incentivo à Cultura, nº 4.592/96, concede incentivo fiscal para a realização de projetos culturais à pessoa física ou jurídica domiciliada em Caxias do Sul.
Financiarte: Financiamento da Arte e Cultura Caxiense - criado pela Lei nº 6.967, de 30 de julho de 2009, tem por finalidade prestar apoio financeiro a projetos que visem ao fomento e ao estimulo a produção artística caxiense.
Prêmio Anual de Incentivo à Montagem Teatral: o Prêmio Anual de Incentivo à Montagem Teatral foi criado em 2003 com o propósito de viabilizar, através de concurso anual, a montagem de espetáculos teatrais de grupos locais. O principal objetivo do Prêmio é fomentar o teatro local e contribuir para a qualificação da produção artística dos grupos.
MECANISMOS DE FINANCIAMENTO
Lei Municipal de Incentivo à Cultura: a lei nº 4.592/96 concede incentivo fiscal para a realização de projetos culturais à pessoa física ou jurídica domiciliada em Caxias do Sul.
Financiarte: Financiamento da Arte e Cultura Caxiense - criado pela Lei nº 6.967 tem por finalidade prestar apoio financeiro a projetos que visem ao fomento e ao estimulo a produção artística caxiense.
Prêmio Anual de Incentivo à Montagem Teatral: foi criado em 2003 com o propósito de viabilizar, através de concurso anual, a montagem de espetáculos teatrais de grupos locais. O principal objetivo do Prêmio é fomentar o teatro local e contribuir para a qualificação da produção artística dos grupos.
Fonte SMC
Nenhum comentário:
Postar um comentário