As temperaturas geladas das últimas semanas em nada animam boa parte dos habitantes da Serra. Mas alguns setores da economia veem a perspectiva de neve e as temperaturas negativas como sinônimo de lucratividade. É o caso do turismo, que movimenta cifras generosas em cidades como Bento Gonçalves, Gramado e Canela, voltadas para a recepção de visitantes com atrativos para toda a família.
Turistas do Brasil e do Exterior buscam nas paisagens geladas, na gastronomia farta e no bom vinho produzido na região a melhor forma de aproveitar o inverno.
Abrigando 31 vinícolas, onze restaurantes e seis hotéis, o Vale dos Vinhedos é um dos destinos preferidos dos turistas na região. Segundo informações da Associação de Produtores de Vinhos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), a expectativa este ano é receber cerca de 90 mil visitantes apenas entre junho e agosto, 6% a mais que no ano passado, quando 85 mil pessoas movimentaram a economia local no mesmo período.
A maioria dos visitantes vem dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além da região metropolitana de Porto Alegre. Segundo a secretária do turismo de Bento Gonçalves, Ivane Fávero, a média de permanência do turista é de dois dias e meio e o gasto diário gira em torno de R$ 300.
Destino preferido dos gaúchos nos meses de inverno, Gramado espera receber até o final de agosto cerca de 1 milhão de pessoas. Segundo o secretário de Turismo, Gilberto Tomasini, o mês de junho já superou 2010 em número de visitantes.
Foram cerca de 330 mil pessoas em busca de atrativos como o Lago Negro, museus, cafés, lojas de artesanato e zoológico. De um total de 11,5 mil leitos em 146 hotéis e pousadas, a taxa média de ocupação durante a semana gira em torno de 60% e aos finais de semana salta para 95%.
Fonte O Pioneiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário