A Secretaria Municipal da Cultura, através do Centro de Cultura Ordovás e Associação dos Amigos do Ordovás – A.A.M.O.R., convidam para a celebração do Dia Mundial da Cultura e da Paz. Devido à importância da data, foi aprovado pela Câmara de Vereadores, em 07 de dezembro de 2009, o Projeto de Lei n° 157/2009 de autoria do vereador Ari Dallegrave, que inclui o dia 25 de julho no calendário do município como Dia Municipal da Cultura e da Paz.
Nesta, segunda-feira, dia 25, serão realizadas diversas atividades enaltecendo um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida que se baseiam, entre outros, no respeito à vida, ao ser humano e à sua dignidade; no combate à violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação; e na adesão aos princípios da liberdade, justiça, solidariedade e tolerância, buscando a compreensão entre os povos, entre as comunidades e entre as pessoas.
Às 9h foi realizado o hasteamento da Bandeira da Paz, em frente ao Centro de Cultura Ordovás. À tarde, será realizada uma oficina de Dança Circular, ministrada pela focalizadora Natália Barella. A oficina acontecerá em dois horários, às 15h e às 16h.
Às 18h, a professora Maria Helena Balen receberá uma homenagem por sua contribuição e colaboração à cultura e à educação em Caxias do Sul. Natural de Farroupilha, Maria Helena veio a Caxias, aos 15 anos, para continuar os estudos e se formar professora. Quando se aposentou, depois de lecionar em diversos grupos escolares, dedicou-se à arte da leitura e da escrita, escrevendo crônicas para alguns jornais, sendo, atualmente, cronista do jornal Pioneiro nos finais de semana. Ingressou na Academia Caxiense de Letras, como membro titular da cadeira 29, em 4 de dezembro de 1997. Em 1999, foi empossada Presidente da entidade, permanecendo até 2001. Em 2000, iniciou no Presídio Municipal de Caxias do Sul, uma Oficina Literária ministrada aos detentos. Junto com as professoras que lecionam no Presídio, organizou a biblioteca “Portas Abertas Para o Futuro”, cujo acervo ultrapassa 1500 livros catalogados por cinco detentos. Maria Helena também participa do projeto “leia para mim”, na APADEV. Foi Juíza de Paz do 2º Cartório de Registro Civil durante 13 anos, de 1990 até 2003. Desde 2008, faz parte da Comissão Municipal de Incentivo à Cultura, como representante da Academia Caxiense de Letras.
Após a homenagem, será realizado o show com o Duo Léo Ferrarini e João Paulo Gonçalves, às 18h30min. A dupla é um tributo à formação de piano e violão dentro da música brasileira. Se conheceram em 2002 e após 9 anos se reencontraram. A partir daí, a parceria e a afinidade musical entre eles passou a andar unida. No repertório, estão presentes os clássicos da música moderna brasileira e composições dos próprios músicos.
Antes do show, o Duo realizará, às 15h, uma oficina que terá como foco, justamente, a música brasileira. O objetivo é sistematizar informações cruciais para que o músico obtenha condições de dar continuidade ao próprio estudo, além de despertar o interesse em nossa música tendo em vista a escassez de informação organizada a respeito. A oficina terá caráter prático e temas abordados como ritmos mais usuais: baião, samba, choro, maracatú (acompanhamentos, figuras rítmicas); improvisação nas linguagens dos ritmos brasileiros; harmonias recorrentes e rearmonizações possíveis; repertório e compositores importantes e formas de trabalho para melhor rendimento. O tempo da oficina é de aproximadamente duas horas e seu público-alvo atinge músicos (cantores e instrumentistas de todas as áreas) e interessados. A entrada é franca.
Finalizando a programação do dia, será exibido na Sala de Cinema Ulysses Geremia o documentário brasileiro “Utopía e Barbárie”. Dirigido por Silvio Tendler e lançado em 2010, o longa retrata uma revisão sobre os eventos políticos e econômicos que, desde a 2ª Guerra Mundial, elevaram o risco do desaparecimento dos sonhos de igualdade, justiça e harmonia. O elenco é composto por atores como Amir Haddad, Chico Diaz, Letícia Spiller e Augusto Boal.
Serviço:
Dia Mundial da Cultura e da Paz
Hasteamento da Bandeira da Paz - 9h
Oficina de Música Brasileira – 15h – Sala de Cinema Ulysses Geremia
Oficina de Dança Circular – 15h e 16h
Homenagem à Maria Helena Zamboni Balen - 18h
Show com o Duo Léo Ferrarini e João Paulo Gonçalves – 18h30min
Documentário “Utopia e Barbárie” - 20h – Sala de Cinema Ulysses Geremia
Fonte: SMC
Nenhum comentário:
Postar um comentário