sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Festival de Cinema de Gramado começa nesta sexta-feira

Saiba mais sobre os longas que estão na disputa pelos Kikitos na 39º edição do evento

A 39ª edição do Festival de Cinema de Gramado começa nesta sexta-feira com 13 filmes longa-metragens indicados ao Kikito, que será entregue às melhores produções nacionais e latino-americanas.

Além das películas competidoras, o festival terá como abertura o filme O Palhaço, de Selton Mello, e Sudoeste, do estreante Eduardo Nunes, irá encerrar o festival. A Mostra Panorâmica reúne ainda projeções que não participam da premiação e será exibida à tarde no Palácio dos Festivais.

Confira a sinopse dos 13 filmes que concorrem aos Kikitos de melhor longa-metragem:
As Hiper Mulheres (Documentário — Pernambuco, 80min)O longa visita a realidade do povo indígena Kuikuro, no Alto Xingu (MT), e aborda o maior ritual feminino da região, com cantos e coros. Será exibido no dia 9, às 21h.

Medianeras (Drama — Argentina, 95min)Coprodução com Alemanha e Espanha, o filme fala da distância dos moradores das grandes cidades, que vivem muito próximos mas que raramente se encontram — suas vidas seguem paralelamente sem interferirem umas nas outras mesmo quando são vizinhos de porta. Exibição às 19h do dia 6.

O Carteiro (Drama — Rio Grande do Sul, 98min)O filme foi filmado na região central do Estado com atuação e direção de Reginaldo Faria e conta a história de um jovem carteiro de uma cidade do interior que tem o hábito de violar a correspondência que entrega aos vizinhos. Um deles é uma nova moradora da localidade, por quem se apaixonará. Será exibido dia 11, às 21h15min.

Garcia (Ficção — Colômbia, 90min)Vigilante de uma fábrica em Bogotá pretende cumprir a promessa de dar uma casa à sua esposa. Porém, um dia chega do trabalho e não acha a mulher em lugar algum. Será exibido às 19h do dia 11.

La Lección de Pintura (Drama — Chile, 85min)O filme é uma adaptação do romance homônimo de Adolfo Couve, que mostra um menino pobre e camponês filho de uma adolescente solteira que engravidou sem planejar. Apesar das dificuldades, o garoto se revela um talento na pintura. Seu descobridor tenta fazer dele um artista plástico de renome no Chile. Exibição às 19h do dia 9.

Uma Longa Viagem (Documentário — Rio de Janeiro, 97min)Conta a história de três irmãs que de alguma forma são afetadas pela ditadura militar. É estrelado por Caio Blat, vencedor do Kikito de melhor ator em 2010. Será exibido às 21h do dia 7.

Jean Gentil (Ficção — República Dominicana, 84min)Coprodução com México e Alemanha, mostra o personagem-título que mora no Haiti mas busca desesperadamente se tornar professor de francês na capital da República Dominicana. Será exibido no dia 12, às 19h.

A Tiro de Piedra (Drama — México, 118min)O longa de baixo orçamento (menos de US$ 10 mil) narra a viagem do próprio diretor e de sua pequena equipe de cinco pessoas entre San Luis de Potosí, no México, e Óregon, nos EUA. O diretor compara os diferentes estilos de vida dos moradores da fronteira norte de seu país. Exibição no dia 7, às 19h.

El Casamiento (Documentário — Uruguai, 72min)A projeção mostra a história real de uma transexual uruguaia e um ex-trabalhador da construção civil, que se encontram em uma noite de Natal e vivem juntos até hoje. Será exibido às 19h do dia 10.

País do Desejo (Drama — Rio de Janeiro, 87min)A trama é de uma pianista clássica de renome que luta contra uma doença crônica nos rins e que encontra em um homem a ideia de esperança que pode mudar sua vida. Exibição no dia 8, às 21h.

Ponto Final (Drama — Rio de Janeiro, 103min)A trama se desenrola a partir de um episódio de agressão à filha de um executivo a qual vai carregar sequelas nos próximos anos. Os sentimentos de culpa e indignação servem de fio condutor do filme. Será exibido às 21h do dia 6.

Riscado (Ficção — Rio de Janeiro, 70min)Aborda a história de uma atriz talentosa, mas que tem dificuldades em engrenar na carreira. No entanto, após ser aprovada como protagonista em uma produção estrangeira, sua sorte parece começar a mudar. Exibição às 21h30min desta sexta-feira (5).
 

Olhe Pra Mim de Novo (Documentário — São Paulo, 77min)O "road movie" pelo sertão nordestino é guiado por um transexual que visita um atabaque de Umbanda, um "mutirão do DNA" em Juazeiro e uma família de albinos na região de Missão Velha, entre outras curiosidades. Será exibido às 21h do dia 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...