segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Inscrições para o Festival César Passarinho se encerram no dia 30

Em 30 de agosto se encerra o prazo para inscrições na 4ª edição do Festival César Passarinho. Podem participar os autores e compositores residentes em Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, São Marcos, Nova Pádua e Nova Roma do Sul, municípios de abrangência da 25ª Região Tradicionalista.

A participação deve ser garantida pelo e-mail coordenadoria@25rt.com.br ou pelo telefone (54) 3238-1228.

O festival, além de homenagear o cantor de música nativista César Passarinho, tem o objetivo de cultivar os valores da cultura gaúcha através da música autêntica do Rio Grande do Sul e dar oportunidade aos compositores locais. Somente composições inéditas podem ser inscritas, dessa forma, não pode fazer parte de discos ou assemelhados. Vão ser aceitas músicas já inscritas em outros festivais, desde que não tenham sido premiadas.

O trabalho deve ser enviado em CD, acompanhado de seis cópias da letra, e não pode ter mais de cinco minutos de duração. O coordenador da 25ª Região Tradicionalista, Jó Arse, explica que uma comissão julgadora vai selecionar as dez composições para serem apresentadas na fase local do festival, em 16 de setembro, sendo que quatro serão classificadas para a fase geral, e dessa forma, vão integrar o CD e o DVD do Festival César Passarinho, que vai ser gravado durante o Rodeio que acontece no mês de janeiro em Caxias do Sul.

O regulamento e a ficha de inscrição estão à disposição no site 25rt.com.br. Informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3238-1228.

César Escoto, conhecido como César Passarinho, nasceu em 21 de março de 1949, em Uruguaiana. Ele morreu vítima de câncer no pulmão, em 14 de maio de 1998, em Caxias do Sul.O apelido Passarinho era referência ao pai dele, conhecido como gurrião, o mesmo que pardal. O músico de milongas começou na carreira musical tocando em bailes em Uruguaiana. Ele descobriu a música regionalista, em 1973, ao apresentar a composição o Último Grito, na 3ª edição do Festival Califórnia./ César Passarinho acabou se transformando marca registrada do Festival de música nativista, com quatro Calhandras de Ouro, o troféu máximo, e a conquista de sete prêmios de melhor intérprete. Entre 1983 e 1996, ele lançou os álbuns Fundamento; Solito; Negro de 35; Assim no Más; 18 Sucessos de César Passarinho; De Alma Leve; e Milongueando essas Lembranças Tuas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...