sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Mateada coletiva reúne dezenas em Dublin, na Irlanda

O texto abaixo foi escrito e enviado pelo casal de gaúchos Cristiano Kubiaki e Andressa Pizzolotto, que residem em Dublin, na Irlanda. Cristiano é de Guaíba, e vive em Dublin há um ano e um mês. Já Andressa é gaúcha de Entre Ijuis, e vive na cidade irlandesa há um ano e seis meses. As fotos são de Emilliano Vitali. Um abraço deste blog a todos os gaúchos que estão fora do país.

“ Quem conhecer o Rio Grande por mais distante que ande
Sempre sente saudade…”

(Garotos de Ouro – Meu pago Sul)

Os gaúchos espalhados pelo mundo vivem a distância do nosso querido pago, que muitas vezes tentamos nos aproximar seja através de uma música, uma fotografia, um cheiro, uma comida ou em uma mateada solitária na manha de um domingo, ou em um final de tarde em casa. Foi assim que descobrimos que esse sentimento não era algo singular.

Através da tecnologia que hoje nos rodeia, descobrimos viventes que também sentiam saudades de seus pagos, nossos hermanos argentinos, uruguaios e paraguaios. Hermanos que também se aproximavam de suas tradições através de um amargo bem cevado. Foi então que surgiu a ideia de realizar uma Mateada Coletiva, onde todos teriam a oportunidade de enaltecer suas tradições.

Sua primeira edição foi realizada no dia 7 de Agosto de 2011. A Mateada Coletiva reuniu aproximadamente 100 pessoas, além de nós gaúchos e nossos hermanos, também europeus que frequentavam o parque Saint Stephen’s Green, que fica localizado no coração da cidade de Dublin, capital da Irlanda.

Para nossa surpresa, a roda de chimarrão não foi frequentada somente por nós sul-americanos mas também pelos europeus, que movidos pela curiosidade acabaram encorajados a experimentar o nosso até então desconhecido mate. Já para os irlandeses, acostumados com a interação frequente com o povo brasileiro não foi uma novidade, encontramos alguns que já haviam provado e outros que degustavam regularmente.

Tamanha foi a repercussão, que decidimos realizar a Mateada Coletiva com mais frequência.

A segunda edição será no dia 18 de setembro, com um objetivo maior, comemorar o dia 20 de Setembro, uma data mais que especial para nós gaúchos. Pretendemos assim reunir um número maior de pessoas, interagindo não só com a roda de chimarrão mas também com nossa boa música e outras peculiaridades de nossa cultura.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...