O texto abaixo foi escrito e enviado pelo casal de gaúchos Cristiano Kubiaki e Andressa Pizzolotto, que residem em Dublin, na Irlanda. Cristiano é de Guaíba, e vive em Dublin há um ano e um mês. Já Andressa é gaúcha de Entre Ijuis, e vive na cidade irlandesa há um ano e seis meses. As fotos são de Emilliano Vitali. Um abraço deste blog a todos os gaúchos que estão fora do país.
“ Quem conhecer o Rio Grande por mais distante que ande
Sempre sente saudade…”
(Garotos de Ouro – Meu pago Sul)
Sempre sente saudade…”
(Garotos de Ouro – Meu pago Sul)
Através da tecnologia que hoje nos rodeia, descobrimos viventes que também sentiam saudades de seus pagos, nossos hermanos argentinos, uruguaios e paraguaios. Hermanos que também se aproximavam de suas tradições através de um amargo bem cevado. Foi então que surgiu a ideia de realizar uma Mateada Coletiva, onde todos teriam a oportunidade de enaltecer suas tradições.
Sua primeira edição foi realizada no dia 7 de Agosto de 2011. A Mateada Coletiva reuniu aproximadamente 100 pessoas, além de nós gaúchos e nossos hermanos, também europeus que frequentavam o parque Saint Stephen’s Green, que fica localizado no coração da cidade de Dublin, capital da Irlanda.
Para nossa surpresa, a roda de chimarrão não foi frequentada somente por nós sul-americanos mas também pelos europeus, que movidos pela curiosidade acabaram encorajados a experimentar o nosso até então desconhecido mate. Já para os irlandeses, acostumados com a interação frequente com o povo brasileiro não foi uma novidade, encontramos alguns que já haviam provado e outros que degustavam regularmente.
Tamanha foi a repercussão, que decidimos realizar a Mateada Coletiva com mais frequência.
A segunda edição será no dia 18 de setembro, com um objetivo maior, comemorar o dia 20 de Setembro, uma data mais que especial para nós gaúchos. Pretendemos assim reunir um número maior de pessoas, interagindo não só com a roda de chimarrão mas também com nossa boa música e outras peculiaridades de nossa cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário