sexta-feira, 18 de novembro de 2011

IV Salão Sul

Cinco casais de bailarinos e professores convidados, 14 grupos e escolas de dança de salão e mais a presença contagiante de Carlinhos de Jesus vão movimentar a cena artística de Caxias do Sul entre os dias 17 e 20 de novembro de 2011, durante o IV Salão Sul – Mostra de Dança de Salão, organizado pelo bailarino e coreógrafo Giovani Monteiro e pela produtora cultural Sinara Suzin.

A programação inclui apresentações ao ar livre, bailes de confraternização, oficinas de dança, bate-papo e, pela primeira vez, intervenções urbanas em algumas das principais ruas da cidade.

Assim como na edição de 2010, o evento deste ano contará com a participação especial do dançarino, professor e diretor de shows Carlinhos de Jesus, que ministrará oficinas de samba de gafieira e participará da mostra de abertura e de um dos bailes de confraternização.

Além de Carlinhos, o Salão Sul terá como professores e bailarinos convidados os casais: Rodrigo Oliveira e Karina Carvalho, de São Paulo (salsa); Marcelo Chocolate e Sheila Aquino, do Rio de Janeiro (samba); Rogerio Mendonza e Bianca Gonzalez, do Rio de Janeiro (tango) e Victor Kessler e Tatiana Lemos, de Florianópolis (samba-rock). Representando Caxias do Sul estão Giovani Monteiro e Monia Viganó (forró) e o grupo os Gaudérios (dança gaúcha). Do Recife, o casal Rogério Alves e Rayssa Carvalho também se apresenta durante o evento.

A abertura do Salão Sul será no dia 17 de novembro, às 21h, num palco ar livre, no Largo da Estação Férrea. Nesta noite, serão apresentados vários números de dança de salão com a participação dos convidados. As oficinas de dança que serão ministradas irão contemplar os ritmos de samba de gafieira, salsa, tango, milonga, forró e dança gaúcha. Também haverá um bate-papo sobre o cenário da dança de salão em Caxias do Sul.

A mostra de encerramento acontece no final da tarde do dia 20 de novembro, também na Estação Férrea, quando subirão ao palco os professores e bailarinos convidados, e outros 14 grupos e escolas de dança de salão, sendo 10 de Caxias do Sul e quatro de Porto Alegre. “O objetivo é levar conhecimento e técnica dos variados ritmos da dança de salão ao maior número possível de pessoas, por meio da experiência e do talento de alguns dos melhores profissionais da área não somente da América do Sul, mas também do mundo”, diz o diretor da mostra, Giovani Monteiro.

O IV Salão Sul - Mostra de Dança de Salão de Caxias do Sul é um projeto aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Racon Consórcios, Fátima Saúde e Faculdade da Serra Gaúcha (FSG). O evento também conta com os seguintes apoiadores: Secretaria Municipal da Cultura (Departamento de Arte e Cultura Popular); Quinta Estação; Bergson Executive Flat; Don Claudino Vinhos e Gastronomia; Restaurante Umai-Yoo; Recreio da Juventude e Transfer-RS Transportes e Serviços Executivos.

Professores e bailarinos convidados

Samba de gafieira | Carlinhos de Jesus (Rio de Janeiro)
Tornou-se sinônimo de dança de salão, como dançarino, professor e diretor de shows. Difunde sua arte em grandes eventos nacionais e internacionais, apresentando-se e ministrando palestras e conferências motivacionais, atendendo aos setores de RH de empresas em encontros e convenções de treinamento. Durante 11 anos consecutivos, criou coreografias inesquecíveis para a Comissão de Frente da Escola de Samba Mangueira. Como contratado da Rede Globo, apresentou colunas da editoria de Variedades no telejornal RJTV sobre curiosidades do carnaval carioca. Sua formação em Pedagogia o auxiliou a criar de forma pioneira uma metodologia especial para o ensino da dança de salão para portadores de deficiência física (paraplégicos) e de Síndrome de Down. Em 2000, atuou como técnico de dança do grupo da ANDEF de Niterói para as Paraolimpíadas de Sidney, na Austrália. Diversificando suas atividades empresariais para além de sua escola “Casa de Dança Carlinhos de Jesus”, ele ousa com a casa noturna “Lapa 40 graus Sinuca & Gafieira”. Para o local, a ideia de Carlinhos foi a de trazer ao cenário do Rio de Janeiro um espaço diferente, de entretenimento e que reunisse várias gerações. A casa tem quatro pavimentos com programação variada de shows, mesas de sinuca, café e espaço para samba de gafieira. Participa pela segunda vez do Salão Sul.

Salsa | Rodrigo Oliveira e Karina Carvalho (São Paulo)
Parceiros desde 2005, vêm desenvolvendo um sólido trabalho de salsa e dança de salão no Brasil e exterior. Considerado um dos casais mais completos da atualidade no Brasil, por sua diversidade profissional como pesquisadores, professores, coreógrafos e competidores, sempre estão em busca de um estilo próprio. Entre as premiações obtidas estão: campeões do Brasil Salsa Open 2005, vice-campeões do Brasil Salsa Open 2006 e semifinalistas do World Salsa Open em Porto Rico, em 2007 e 2008. Como bailarinos, atuaram em grandes companhias do gênero como Clube Latino, Cia. Latin Dance Carnival, Cia. 2x4 Mambo, Congresso Mundial de Salsa de São Paulo, em 2007, e Puerto Rico Salsa Congress (Puerto Rico /EUA), em 2008. Participaram de todas as edições do Salão Sul.

Samba de gafieira | Marcelo Chocolate e Sheila Aquino (Rio de Janeiro)
Chocolate é professor e coreógrafo. Participou da Cia. de Dança Carlinhos de Jesus, na Comissão de Frente da Estação Primeira de Mangueira e do quadro da Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão (Rede Globo), onde foi coreógrafo de Kelly Key, Emanuelle Araújo e Mariana Weickert. Sheila é dançarina, coreógrafa e professora. Trabalhou com renomados profissionais da área, tais como Carlinhos de Jesus, João Carlos Ramos, Marcello Moragas, Jimmy de Oliveira e Álvaro Reis. É parceira de Chocolate há 15 anos, dando aulas e fazendo shows por todo o Brasil e também no exterior. Há quatro anos, eles abriram o Espaço de Dança Sheila Aquino & Marcelo Chocolate, no Rio de Janeiro. Participaram de todas as edições do Salão Sul.

Forró | Giovani Monteiro e Monia Viganó (Caxias do Sul)
Giovani é natural do Recife (PE). Já acumula 16 anos de profissão na dança, sendo 12 anos dedicados aos estilos de salão. É coreógrafo e bailarino profissional com larga experiência em dança contemporânea, tendo integrado o elenco da Cia. Municipal de Dança de Caxias do Sul entre os anos de 2000 e 2005. É diretor e professor do Clube Ballroom Escola de Dança, de Caxias do Sul. Desde 2006, é professor do Cetec/UCS nas atividades de dança. Desenvolve projetos que valorizam a dança do cenário local, promovendo o enriquecimento cultural e social da região. Concebeu e dirigiu os espetáculos de dança de salão “Tango Síntese”, “Aleatorium” e “Em Tempo Real”. Entre 2009 e 2010 esteve na Espanha, Bélgica e França para realizar pesquisas em eventos de dança de salão. Monia começou a estudar dança pelo ballet clássico, na escola Margô Brusa, de Caxias do Sul. Foi bailarina do Matheus Brusa Grupo Juvenil de Dança Contemporânea. Em 2007, conheceu a dança de salão ao participar do grupo do Cetec. Em 2008, foi convidada a integrar a equipe de bailarinos do Clube Ballroom onde, atualmente, faz parte do quadro de professores.

Tango | Rogerio Mendonza e Bianca Gonzalez (Rio de Janeiro)
Rogerio e Bianca formam um dos casais mais completos da dança de salão da atualidade. São professores formados pela Escola de Dança Jaime Arôxa, com experiência internacional. Ele tem 22 anos de profissão. Já trabalhou no Japão e em Buenos Aires, onde permaneceu durante dois anos e meio se especializando em tango, tendo como mestres Mingo e Esther, Naveira e Gisele, Arce e Mariana, Nicolas e Paola e Jr. Cervila. Participou de alguns dos melhores espetáculos e companhias de dança como Latin Dance Carnival e Mora Godoy Tango Company. Rogerio foi bailarino do “Dança dos Famosos”, da Rede Globo. Bianca tem 20 anos de experiência em dança. Além de Buenos Aires, esteve em Cuba e na Malásia, onde se especializou em salsa. Participou de vários musicais e shows de cantores como Zezé Di Camargo e Luciano e Elymar Santos. Atualmente, além do tango e da salsa, o casal se dedica à implementação de uma nova dança: o West Coast Swing, ministrando workshops pelo Brasil.

Samba-rock | Victor Kessler e Tatiana Lemos (Florianópolis)
Vitor iniciou seu contato com a dança de salão em 1998, quando começou a frequentar aulas e conheceu diversos estilos, ritmos e metodologias de dança. Em 2006, fixou-se no Centro Cultural Kirinus, onde ministra aulas e participa da Kirinus Companhia de Dança. Trabalha com samba, forró, bolero, zouk, tango, salsa, samba-rock, soltinho e sertanejo. Desenvolve trabalhos específicos para os públicos infantil, infanto-juvenil e Terceira Idade. É acadêmico do curso de Educação Física na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Também realiza um projeto de reabilitação cardio-pulmonar no Núcleo de Cardiologia da UDESC, ministrando aulas de dança de salão adaptadas ao público específico com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e as funções fisiológicas. Tatiana começou a dançar em 2001, frequentando aulas de dança de rua. Como integrante do grupo Art de Rua, participou de diversos festivais, incluindo o mais importante do País, o Festival de Dança de Joinville. Em 2005, foi convidada a integrar o grupo In Pacto Jazz Company, marcando presença em diversos festivais competitivos no Brasil. Com a dança de salão, teve o primeiro contato com o professor e coreógrafo Luiz Kirinus, em Florianópolis. Em 2005, começou a dar aulas no Centro Cultural Kirinus. Trabalha com samba, forró, bolero, zouk, tango, salsa, samba-rock e soltinho. Em 2010, Tatiana frequentou um programa na Broadway Dance Center, uma das escolas de dança mais renomadas do mundo, em Nova York. Lá, aprimorou suas habilidades na dança por meio de aulas intensivas de jazz, ballet, contemporâneo, hip hop, street jazz e yoga. Ainda em Nova York, fez parte da Dance Soul Company, onde fez apresentações de samba no pé.

Dança gaúcha | Os Gaudérios (Caxias do Sul)
O Grupo Cultural de Artes Nativas "Os Gaudérios" foi fundado em 1977 por um grupo de amigos, com o objetivo de divulgar a cultura e a arte do povo gaúcho através da música, da dança e do sapateio. Atualmente, o grupo conta com 20 integrantes, entre bailarinos e músicos. O grupo já participou de vários festivais e eventos, tendo seu trabalho reconhecido na maioria dos estados brasileiros e em países da América do Sul como Uruguai e Argentina. Dentre todas as apresentações já realizadas ao longo de 35 anos, o grupo esteve na província argentina de Córdoba durante o evento de celebração aos 45 anos do Festival de Doma Y Folclore, onde se destacou como um dos três melhores shows do evento, transmitido ao vivo por uma emissora de televisão para mais de 80 países.

Casal de bailarinos convidados

Rogério Alves e Rayssa Carvalho (Recife)
Rogério iniciou suas atividades na área da dança em 1993, com o coreógrafo Jaime Arôxa, de São Paulo, considerado um dos mestres da dança de salão do Brasil. Em 1997, inaugurou uma filial do Centro de Dança Jaime Arôxa no Recife, escola que se tornou uma referência em dança de salão na Região Nordeste. Em 2001, lançou a Cia. Jaime Arôxa Recife e formou parceria com a bailarina clássica Adriana Bandeira, quando começou a pesquisar uma dança que priorizava a fluência das linguagens, utilizando as aulas de balé clássico, teatro e dança contemporânea como inspiração coreográfica. Já foi premiado com o primeiro lugar nos festivais competitivos de Ribeirão Preto e Santos, com a coreografia Malena (Duo com Adriana Bandeira). Em 2004, encerrou as atividades da escola para de dedicar ao espetáculo Viva Brasil, dirigido por Jaime Arôxa e com temporada de apresentações na Alemanha. Como professor, desenvolve um trabalho de dança que busca fortalecer os laços da rotina de casais através de uma dança mais livre que privilegia a música, a harmonia e a naturalidade. Trabalha em parceria com a bailarina contemporânea Marcela Felipe e a clássica Rayssa Carvalho. Rayssa formou-se em dança clássica em 1994, no Studio de Danças (Recife). Em 2010, aperfeiçoou sua técnica na Cia. Vias da Dança, também na capital de Pernambuco. Participou de várias remontagens de espetáculos de ballet de repertório como O Quebra-nozes, Dom Quixote, Paquita e Giselle. Também atuou em diversas edições de mostras de dança do Brasil como o Passo de Arte Norte/Nordeste, Festival de Dança de Joinville e Festival de Dança do Recife.

Escolas e grupos que participam da mostra de encerramento

• Oito Tempos Dança de Salão (Caxias do Sul)
• Espaço de Dança André Ribeiro (Caxias do Sul)
• Carla Barcellos Escola de Danças (Caxias do Sul)
• Edson Nunes Centro de Dança (Porto Alegre)
• Compacto Espaço Cultural (Caxias do Sul)
• Equipe Rodrigo Scherer (Caxias do Sul)
• Na Ponta do Pé Escola de Dança (Caxias do Sul)
• Espaço de Dança Alexandre Santos (Porto Alegre)
• Clube da Dança Tracy de Freitas (Porto Alegre)
• Alan Fagundes Black – Ritmo Certo (Caxias do Sul)
• Oito Tempos Dança de Salão (Porto Alegre)
• Clube Ballroom (Caxias do Sul)
• Grupo CETEC/UCS (Caxias do Sul)

Programação

17 de novembro

Abertura do evento com apresentação dos bailarinos e professores convidados.
Local | Largo da Estação Férrea.
Horário | 21h

18 de novembro
Aula gratuita de samba no pé com Carlinhos de Jesus.
Local | Sala de Oficinas da Secretaria Municipal da Cultura (Rua Augusto Pestana, s/nº).
Horário | 18h30min às 20h

18 e 19 de novembro
Baile de confraternização: apresentação (bailarinos e professores convidados).
Local | Sede Social do Recreio da Juventude (Rua Pinheiro Machado, 1762).
Reservas e ingressos | 54 3223.2159
Horário | 22h

Intervenções urbanas | locais e horários a confirmar.

18, 19 e 20 de novembro
Oficinas de samba de gafieira, salsa, tango, milonga, samba-rock e forró. Inscrições e retirada de passaporte para interessados em participar de todas as aulas devem ser feitas até o dia 17/11 no Clube Ballroom. Vagas limitadas.
Locais | Salas de Oficinas da Secretaria Municipal da Cultura e do futuro Teatro Moinho da Estação (Rua Augusto Pestana, s/nº).
Turnos | manhã, tarde e vespertino.
Valor | R$10,00 por oficina

19 de novembro
Bate-papo: “Panorama do cenário da Dança de Salão em Caxias do Sul”.
Local | Clube Ballroom (Coronel Flores, 810 – sala 107 – Moinho da Estação).
Horário | 18h30min às 20h

20 de novembro
Mostra de encerramento com apresentação dos professores e bailarinos convidados, além de escolas de dança de salão de Caxias do Sul e região.
Local | Largo da Estação Férrea.
Horário | 18h30min

IV Salão Sul - Mostra de Dança de Salão
Coordenação e informações
Giovani Monteiro | 54 3223.2159 – 9164.0679
Sinara Suzin | 54 8404.1713

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...