sexta-feira, 17 de junho de 2011

Secretaria da Cultura e Ministério da Cultura lançam Rede de 10 Pontos de Cultura

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Cultura, e o Ministério da Cultura lançam no dia 20 de junho a Rede de 10 Pontos de Cultura de Caxias do Sul. O evento ocorre às 18h30min, no 3º Piso do Centro Administrativo, em frente ao Painel de Aldo Locatelli. "São 10 Pontos de Cultura de uma única vez, enquanto Caxias teve apenas um em toda sua história. E a partir dos Pontos de Cultura, Caxias começa a ter os Agentes de Cultura, uma rede integrada formada por pessoas dos mais diversos segmentos, que promoverão Cultura em nossa cidade. É um investimento de 1,8 milhão de reais, sendo R$ 1,2 milhão do Ministério da Cultura e R$ 600 mil do município", destaca o Secretário da Cultura, Antonio Feldmann.

Os Pontos de Cultura são elos entre a sociedade civil e o Estado, que possibilitam o desenvolvimento de ações culturais sustentadas nos princípios da autonomia, protagonismo e empoderamento social. Participam entidades com personalidade jurídica de direito privado sem fins lucrativos, de natureza cultural. As atividades podem abranger todas as fases do fazer cultural, com organização comunitária e articulação do público para a fruição e o consumo de bens culturais.

Um aspecto comum a todos é a gestão compartilhada entre poder público e comunidade. A forma mais adequada é através de um Conselho Gestor em cada Ponto de Cultura. São dois Grupos de Trabalho (GT) de 11 pessoas cada, compostos de um servidor da Secretaria Municipal da Cultura e de um representante de cada Ponto, que cuidarão da parte operacional: “Conselho Gestor dos Pontos de Cutlura e o “GT de Gestão Financeira”.

A maior parte das ações dos Pontos de Cultura é voltada à formação, nos mais diferentes campos da cultura e de sua transversalidade. Disporão de equipamentos e treinamento em multimídia para registro e divulgação do seu fazer cultural, bem como para conectar-se em rede com os outros Pontos de Cultura. Cada Ponto terá também uma sala multiuso destinada a apresentações cênicas, música, vídeo/cinema e palestras, com capacidade para público de cerca de 100 pessoas.

Diretrizes dos Pontos de Cultura de Caxias do Sul:

- Democratização do acesso à Cultura.

- Formação de uma rede de Pontos de Cultura.

- Valorização das manifestações culturais locais.

- Formação de Agentes de Cultura.

- Ser referência na sua vocação cultural e produtiva.

- Avaliação continuada.

- Promoção da autonomia e continuidade do Ponto de Cultura.

Conheça a rede de Pontos de Cultura de Caxias do Sul:

Vila Seca em Cultura

Desenvolvimento de atividades de resgate das raízes culturais, através das oficinas de artesanato local, música, dança e culinária típica. Promoção de atividades de incentivo ao turismo e Educação Ambiental.

Local: Associação dos moradores do Distrito de Vila Seca - AMOVISE


UAB Cultural

Oficinas de circo, dança, cinema e vídeo. Estimular a comunidade à preservação de suas histórias através de seu registro e valorização dos mestres dos saberes populares (ação griô). Formação de núcleo de Hip-Hop, desenho e grafite.

Local: Centro de Cultura Ordovás (ao lado da Sede da UAB)

Teia Cultural

Cursos de formação de Agentes de Cultura; realização de oficinas e apresentações de teatro, dança, música, exibição de filmes, mostras fotográficas e encontros de literatura.

Local: Centro Comunitário do Bairro Kayser

Núcleo Audiovisual Teatro Moinho da Estação

Cursos de formação em audiovisual: fotografia, vídeo, internet, atendendo aos outros Pontos de Cultura e a comunidade; e mostras de produtos audiovisuais em âmbito nacional.

Local: Teatro Moinho da Estação: Largo da Estação Férrea

Música para todos

Cursos de aperfeiçoamento de conhecimentos musicais, estúdio de gravação semi-profissional, oficinas de produção de áudio e técnica musical.

Local: Associação dos músicos Caxienses - AMUCA/Centro Comunitário do Bairro Belo Horizonte


História nas Mãos

Oficinas de educação ambiental, ecoturismo, seminários, palestras, dança, teatro em dialeto Vêneto, coral italiano e aulas de música.

Local: Associação dos moradores e amigos da Terceira Légua - AMATE/Antigo Seminário, na Capela São Pedro

Costurando Sonhos

Fortalecimento e preservação da cultura regional, oportunizando oficinas de artesanato, música, teatro e formação de guias de turismo da comunidade.

Local: Cooperativa Vitivinícola Forqueta

Casa das Etnias

Preservação e cultivo das culturas das etnias formadoras da sociedade de Caxias do Sul através do teatro, dança, música, canto, artesanato, gastronomia e aulas de línguas da imigração.

Local: Braspol - Representação Central da Comunidade Brasileiro-polonesa no Brasil - Núcleo de Caxias do Sul - Centro de Cultura Ordovás (prédio em frente ao Forum)

Capoeira Cultura que une

Oficinas de capoeira, maculelê, danças afro-brasileiras e capacitação de oficineiros e monitores para essas atividades. Teatro e contação de histórias afro-brasileiras.

Local: Centro Comunitário do Bairro Santos Dumont


Comunitário Zona Sul

Promoção de oficinas de artesanato, dança, teatro, capoeira, música e exibição de filmes para as comunidades da zona sul.

Local:Associação Cultural e Beneficente dos Amigos e Moradores do Bairro Bom Pastor II/Centro Comunitário do Bairro Bom Pastor II


Fonte SMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...