Créditos: LUIZ CHAVES |
As mais de 300 atrações literárias, entre elas sessões de autógrafos, mesas temáticas, bate-papo com autores, contação de histórias, música, palestras, teatro e oficinas, ocorrem nos três mil metros quadrados de cobertura, que abrigam também as 43 bancas de livreiros de Caxias e de Porto Alegre.
A estrutura conta ainda com a Biblioteca da Estação/SMED, Coordenação, Auditório com 150 lugares, Café Cultural, estande da Associação dos Livreiros Caxienses, Academia Caxiense de Letras, espaço do SESI, além do palco central e setor infantil.
A novidade deste ano é um novo espaço destinado especialmente à leitura: o Leiturário. Um tablado ambientado em cima do chafariz acolhe os visitantes, com uma estrutura adequada para os momentos de leitura, possibilitando aos visitantes folhearem seus livros recém-adquiridos. A Feira do Livro aguarda um público superior a 300 mil pessoas, que poderá contar com os tradicionais descontos de 20% à vista (dinheiro ou cheque), e 15% nos cartões de crédito e débito, para a compra de livros.
O comitê do PROLER/Caxias, coordenado por Luiza Motta, promove junto à programação da Feira, o 18º Encontro Estadual de Leitura nos dias 06, 07 e 08 de outubro. As 10 oficinas ministradas por escritores e especialistas na área da literatura fazem do PROLER um importante momento de formação que atrai mais de 300 pessoas.
A abertura do encontro será no dia 06, às 20h, no Clube Juvenil, com palestra de Tania Zagury (RJ), professora, filósofa, escritora e mestre em educação. Pesquisadora e conferencista na área de educação. Conselheira e membro titular da Associação Brasileira de Educação. No dia 07 as oficinas acontecem no Bloco J da UCS. O encerramento será no dia 08 no Auditório da Feira, com mediação de Vania Marta Espeiorin e participação de Flávia Ramos.
Outro projeto do PPEL, já tradicional na Feira do Livro, é o Passaporte da Leitura, que promove o encontro entre escritores e escolas da rede municipal e estadual de ensino. As escolas desenvolveram durante o ano estudo das obras dos seguintes autores: Annie Muller, Cléo Busatto, Gláucia de Souza, Jane Tutikian, Índigo, Ilan Brenman, Jonas Ribeiro, Leandro Angonese, Márcia Leite, Márcio Vassalo, Paulo Ribeiro, Rejane Romani Rech, Roger Mello, Rosa Amanda Strausz e Stella Maris Rezende.
Grandes nomes da literatura fazem parte da nominata da 27ª Feira do Livro, entre os destaques estão Ana Maria Machado, Francisco do Espírito Santo Neto, Humberto Gessinger, José Castello, Leandro Narloch, Lya Luft, Marco Lucchesi, Reinaldo Morais, Tania Zagury e Claufe Rodrigues.
A Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul apresenta-se tradicionalmente no primeiro sábado de Feira do Livro. Será na manhã do dia 1º, às 11h, o concerto regido pelo Maestro Gilberto Salvagni. No repertório destacam-se as obras William Tell Overture, do reconhecido compositor italiano Gioacchino Rossini, além de “Silverado” de Bruce Broughton e “Bayou Breakdown”, de Brant Karrick, conferindo à festa literária ainda mais beleza e cultura.
A 27ª Feira do Livro de Caxias do Sul é uma realização da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Cultura - Programa Permanente de Estímulo à Leitura/Livro Meu e da Associação dos Livreiros Caxienses.
O maior evento literário da cidade ocorre de 30 de setembro a 16 de outubro, na Praça Dante Alighieri, é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura – LIC, e conta com o patrocínio da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG), Marcopolo, Empresas Randon e Visate, com apoio da Secretaria Municipal da Educação (SMED).
*Horários da Feira:
Quartas, sextas, sábados, domingos e feriados - 10h às 20h
Segundas, terças e quintas - 12h às 20h
Setor infantil – todos os dias das 12h às 20h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário